User:Aamorim

From CENTRA-SIM
Revision as of 15:32, 2 August 2016 by Aamorim (Talk | contribs) (Palavras-chave:)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Aamorim small 0.png

  • Unidade de Investigação: CENTRA

Contacto

Departamento de Física da Faculdade de  Ciências Tel: +351 217 500 802
da Universidade de Lisboa Fax: +351 217 500 977 
Campo Grande Email: antonio.amorim at sim.ul.pt
1749-016 Lisboa  
Portugal  

Palavras-chave:

Instrumentação para o Espaço •Desenvolvimento de instrumentos óticos e no infravermelho para astrofísica •Aquisição de dados para simulação de nuvens e física de altas energias •Quantum Mechanics e Gravitação

Keywords:

•Instrumentation for Space Observation •Development of Optical and Infrared Astrophysical Instruments •Data Acquisition for Climate and High Energy Physics •Nuclear Physics and Gravitation

Resumo:

Antonio Amorim  é Físico, Professor Catedrático e membro do Departamento de Física onde ensinou um vasto leque de disciplinas desde a mecânica quântica e física nuclear, que desenvolveu a seguir ao doutoramento, passando pela física experimental de partículas onde realizou investigação em diversos consórcios internacionais, até à óptica e instrumentação onde coordenou projectos de desenvolvimento de instrumentos para observação astronómica a nível europeu. Foi coordenador da linha de instrumentação do centro SIM e é coordenador do pólo FCUL do CENTRA.   É (co-) autor de um livro e  75 artigos científicos nas diversas áreas onde tem realizado investigação, bem como de mais de 300 artigos no âmbito de grandes colaborações de Física de Partículas. Orientou diversos mestrados e doutoramentos.

Leccionou disciplinas de carácter teórico e experimental, de formação em ciência fundamental, tanto para a licenciatura como mestrado em física. Em paralelo coordenou várias disciplinas de ciência aplicada para os cursos de engenharia do Departamento de Física. Coordenou também disciplinas de Física para alunos de matemática, geologia, geofísica, informática e ambiente.  

No domínio científico, numa primeira fase, realizou cálculos pioneiros em física nuclear relativista, desenvolveu e melhorou as estratégias de simulação de colisões que contribuíram para o desenho do Detector de física de partículas ATLAS/CERN e coordenou, como cientista convidado, o grupo de sistemas de informação para a experiência HERA-B/DESY Hamburgo.  No âmbito do desenvolvimento de um grupo na FCUL, coordenou as iniciativas: Desenvolvimento primeiro protótipo dos sistemas de informação (de calibração) para o detector ATLAS; Coordenação da equipa nacional que planeou, fabricou e testou o primeiro instrumento de observação astronómica para o ESO - Camara de infravermelhos CAMCAO -; Coordenou o desenvolvimento da câmara de infravermelhos multi-telescópio para o instrumento GRAVITY/ESO; Co-desenvolveu o sistema de informação e simulação de fluidos para a experiência CLOUD/CERN. Teve ainda a responsabilidade do desenvolvimento e implementação do sistema criogenico de um mecanismo supercondutor para satélites, EU/ESA. Em todos estes desenvolvimentos, envolveu e supervisionou o trabalho de um grande número de alunos de estágio mestrado e doutoramento.